A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, nesta terça-feira, 16 de agosto, a terceira edição do Manager Day. O evento marca o início das novas turmas do Projeto Jovem Empreendedor, desenvolvido pelo Instituto Manager, em parceria com a UPF. Mais de 600 estudantes de 14 municípios da região participaram do encontro, que também teve a competição Startplay, na qual foram desafiados a criar um modelo de negócio na área de turismo.

Realizado juntamente com o UPF Parque Científico e Tecnológico, o Manager Day teve a presença do presidente da Cresol, Alessandro Furini, e de Júlio César de Borba, empreendedor do Eco Parque Cia Aventura, que conversaram com os estudantes sobre oportunidades de mercado e desafios ao empreender. “Nosso trabalho não é só vender atividades de aventura, temos uma conexão muito maior, fazendo com que as pessoas mergulhem no contato com a natureza, superem seus medos e seus desafios pessoais, além de proporcionarmos bem-estar e empoderamento através dessas atividades”, disse Borba.

O professor Dr. Julcemar Zilli, coordenador do projeto na UPF, comenta sobre essa parceria entre o Instituto e a Universidade. “Esse evento marca o início dessas novas turmas e busca instigar os alunos a pensarem sobre inovação. Como parceira do projeto, a UPF indica professores, libera a biblioteca virtual aos alunos e coloca o UPF Parque à disposição para incubação das boas ideias de negócios”, afirma o professor.

O encontro teve incluso na programação a competição Startplay. Divididos em grupos, os estudantes foram desafiados a criar uma ideia de negócio na área de turismo para suas cidades. Os municípios vencedores foram Lagoa Vermelha, em 1º lugar, e Fagundes Varela, em 2º lugar. Os estudantes dos grupos ganhadores foram premiados com desconto nos cursos de graduação da UPF.

Incentivo ao empreendedorismo

Durante um ano, os participantes do Jovem Empreendedor têm aulas sobre empreendedorismo e aprendem habilidades para desenvolverem o próprio negócio e se prepararem para o mercado de trabalho. As atividades ocorrem no contraturno escolar. “Ao longo de todo o curso os alunos aprendem sobre as diversas áreas do mercado e também a entenderem como que grandes empresas fizeram para crescer e chegar onde estão. Isso os prepara para desenvolverem o próprio negócio e a entrarem no mercado de trabalho”, afirma o diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni.

Categories:

Tags: