Buscar
  • Instituto Manager

A importância da Administração Financeira para superar momentos difíceis!

Autor: Professor Fernando Bavaresco


Muitas empresas nunca imaginaram a possibilidade de ficarem trinta, sessenta ou até noventa dias sem produzir e sem receber clientes devido as mesmas serem forçadas a fechar as suas portas para conter uma pandemia global. Em momentos como esse é que percebemos como a estrutura econômica da nossa sociedade é frágil e como um evento como esse pelo qual estamos passando pode desestabilizar todo o meio em que vivemos.

Nesse momento, diante da situação atípica pela qual o nosso planeta está passando, mais do que nunca, tornou-se visível e fundamental a importância das pessoas, das empresas e dos órgãos públicos tomarem conhecimento sobre como devem administrar as suas finanças.

Contudo, ao olharmos para o passado, podemos observar que nós, seres humanos somos fortes e extremamente resilientes, sendo que já superamos outros eventos similares ou até mesmo piores a esse, como epidemias, guerras, terremotos, erupções vulcânicas e tempestades. Acredito que hoje, como nunca anteriormente, estamos trabalhando rapidamente para conter o problema, através de uma busca constante por uma vacina, assim como através de medidas rigorosas de quarentena impostas pelos órgãos públicos para coibir o avanço da pandemia.

Mas, a mensagem principal que gostaria de levar a você, leitor, envolve a importância de conhecer e administrar as finanças da sua vida, da sua empresa, do seu negócio a fim de estar preparado para situações adversas como essa. Poucas pessoas estão organizadas com uma reserva líquida de capital (dinheiro) destinada a enfrentar momentos emergenciais. Poucas pessoas anotam mensalmente as despesas, buscando avaliar mês após mês a ocorrência de gastos desnecessários que poderiam ser evitados. Poucas pessoas permanecem atentas as opções de investimentos disponíveis no mercado nacional e também no exterior que, se pesquisadas e comparadas poderiam se mostrar melhores oportunidades de investimento.

Ao observar a maior parte das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, podemos notar problemas financeiros similares com aqueles citados anteriormente, enfrentados pelos cidadãos comuns, como falta de controle financeiro, pouca ou nenhuma reserva de emergência e ineficiente pesquisa de mercado na procura por investimentos diferenciados. Tenho que concordar que, no Brasil, o empresário é um verdadeiro herói pelo simples fato de conseguir manter as portas do seu negócio abertas. A falta de incentivo por parte do governo, que sobrecarrega as empresas através de pesadas cargas tributárias, ações trabalhistas por parte dos funcionários, elevadas taxas de juros para empréstimos e financiamentos, concorrência desleal com empresas de todo o país e também do mundo são alguns fatores tornam a rotina do empreendedor muito difícil.

Contudo, volto a dizer, que ao observar esse cenário, a importância de conhecer detalhadamente os números pertinentes ao setor financeiro da sua empresa ou da sua casa torna-se questão de vida ou morte. Se o empreendedor estiver atento as movimentações do financeiro da sua empresa será capaz de verificar facilmente onde são necessárias mudanças para enxugar a empresa e sobreviver a momentos difíceis. Além disso, assim como as pessoas, as empresas devem estar preparadas com uma reserva de emergência, ou seja, uma quantia líquida em dinheiro destinada a sobrevivência diante de situações adversas, que sempre existiram, mas que agora irão dar fôlego as empresas e pessoas que cuidam adequadamente do seu financeiro.

Todos precisamos de dinheiro para viver, contudo, poucos pensam em administrar o seu dinheiro e o seu patrimônio a fim de estar preparados para momentos como esse. Nesses momentos difíceis é que surgem as grandes oportunidades para prosperarmos. Há muito tempo, um sábio já dizia que “As pessoas devem a grandeza das suas vidas aos problemas que tiveram que resolver”. Dessa forma, gostaria de convidar todos vocês que estão lendo esse texto a pensar de forma diferente em relação as suas finanças, a abrir a sua mente, a estudar e buscar oportunidades, a conhecer os números da sua empresa e da sua família, pois nunca é tarde para começar. Posso dizer com segurança que vamos superar o Corona Vírus e, quem antes começar e estiver aberto a mudar, estará à frente de todos os demais quando nos recuperarmos desse problema.